RSS
 

As Drogas são Todas Ilícitas

por: Roberto Lazaro Silveira

Não acredito que exista drogas lícitas, pois, o significado de ilícito não permite, observe: "Contrário à lei, à moral ou à consciência" – Dicionário Michaellis. Existem drogas proibídas e permitidas. Vejamos o cigarro, a grande maioria que fuma sabe que faz mal e ninguém em sã consciencia desejaria ser auto-maltratado. A pessoa não consegue parar de fumar devido á forte ação da nicotina que causa dependência física, a dependência emocional do cigarro dentre outros fatores, mas, sabe no fundo da consciência que não é lícito e sim permitido por lei.

As drogas não permitidas por lei são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura. Estas dorgas podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.

São drogas proibídas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, heroína, morfina, skank, ópio dentre outras. Por serem proibidas, estas drogas entram no país ou são produzidas de forma ilegal através do tráfico e de laboratórios clandestinos que promovem a comercialização no mercado negro.

As drogas causam destruição da família, arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disforia, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão.

É importante esclarecer que a dependência das drogas é tratável através da psicoterapia e de medicamentos similares aos princípios ativos das drogas que causam dependência física juntamente com o tratamento psicoterápico da família em prol de melhorar o auxílio ao drogadicto a dependência poderá ser vencida a vida voltará ao normal – a pessoa retornará á viver livre da auto-destruição.

 

Faça seu comentário