RSS
 

Psicanalista e Psicanálise

por: Roberto Lazaro Silveira

Psicanalistas são os profissionais psicólogos, terapêutas holísticos, médicos psiquiátras e os indivíduos com formação em Psicanálise?

Freud diante do fracasso dos métodos médicos afiliou-se á psicologia para adquirir meios de tratar a causa de determinados sintomas que não conseguiam ser explicados em laboratório através das técnicas positivistas da medicina ocidental.

Para compreender tais fenômenos Freud analisava o passado da pessoa como forma de compreender o presente, mais precisamente, como o psiquismo em determinado momento da vida da pessoa, gerou o transtorno psicossomático que perduraria até ser descoberto e conscientizado pelo paciente.

A Psicanálise sempre existiu por traduzir um comportamento arquetípico humano – Jesus Cristo por exemplo era um notável psicanalista.

Freud ganhou notoriedade na época, pois, os psiquiatras eram subjulgados pelos outros médicos e com isto buscavam cada vez mais relacionar os transtornos psicossomáticos com alguma causa puramente física do tipo faz-se uma lobotomia e pronto – “um quebra gelo no lobo frontal”.

Para serem aceitos como médicos os psiquiatras precisavam de doentes com explicações físicas. Freud quebrou este paradigma e tornou-se psicoterapêuta e obrigatoriamente psicanalista.

O magnífico gênio Sigmund para nomear sua astúcia decidiu que as técnicas delimitadas por ele seriam chamadas de psicanálise talvez uma homenagem á psicanálise arquetípica notada em Jesus Cristo, Sócrates, Platão…. No entanto, não tratava-se para ele de um homônimo, ele estava convencido de que havia criado a psicanálise….

Um fato interessante foi que Freud quebrou a barreira, no entanto, quando Jung seu aluno denominado príncipe herdeiro decidiu ir além foi repreendido pelo próprio austríaco.

Freud disse para Jung que poderia até haver inovações, no entanto, não caberiam na psicanálise, ou seja, Freud utilizou a psicanálise para resolver as incompetências do modelo médico ocidental diante da alternância psicossomática, disse ter inventado a mesma enquanto na verdade somente organizou um brilhante método de trabalhar com a psicanálise e quando Jung tentou dar ênfase no inconsciente coletivo, comprovado pelo próprio Freud ao perceber o complexo de Édipo (arquétipo de Édipo – Inconsciente Coletivo) foi repreendido por Freud que disse a Jung que não era psicanálise tais idéias.

 

Faça seu comentário