RSS
 

Psicotécnicos

por: Roberto Lazaro Silveira

Qualquer informação sobre como ser aprovado em testes psicotécnicos servirá para prejudicar o candidato. Estes testes são na maioria das vezes aplicados por profissionais psicólogos especializados em testagem psicológica, isto é, existe uma preparação para saber se o candidato tentou utilizar alguma dica de alguém sobre os testes para forjar resultados.

Para tanto são aplicados uma combinação de testes. Então marcar a resposta: Sou muito feliz e motivado em algum teste é muito fácil, mesmo a pessoa estando profundamente triste e depressiva. Entretanto no teste seguinte como no caso do Rorschach por exemplo aparece uma prancha com um desenho abstrato e a pessoa começa enxergar coisas mínimas em pequenos pontos de tinta etc… e o conjunto indica que está depressiva e triste. Então não vai confirmar a tentativa de se dar bem.

Gostaria de lembrar também que quando você é submetido à algum teste psicológico é para seu próprio bem! Como exemplo prático posso relatar o caso de um jovem que me procurou para fazer um reteste: aplicar novamente o teste psicológico para verificar se houve erro de correção.

Então em entrevista o examinando disse que o examinador afirmou que ele possue condições que impediam ser piloto de avião, pois, a atenção concentrada era mínima e soma-se com outros aspéctos indesejáveis para pilotos obtidos em outros testes como PMK por exemplo.

Desta forma não foi feito o reteste (acho desnecessário a não ser nos casos onde a pessoa passou por algum choque do tipo: quase foi atropelada antes do teste ou bateu o carro e não informou ao psicólogo na hora da aplicação tendo seu resultado comprometido), no entanto, foi possível esclarecer que o exame psicotécnico não foi um empecílio ou inimigo e sim um amigo que poupou o mesmo de colocar sua vida em risco assim como a vida de outras pessoas.

Outro exemplo é de um amigo que solicitou-me algumas folhas de teste psicológico para treinar… Antes de negar as folhas perguntei porque? “Porque me reprovei”. Disse o rapaz! Mas porque se reprovou? “Porque naquele teste de setinhas (AC) eu marquei somente umas dez e fiquei parado aguardando o tempo passar….” Então ficou claro observem: O rapaz completou: “Me disseram que eu não deveria marcar muitas setinhas porque senão o psicólogo poderia achar que eu sou nervoso”.

Então a dica sobre como ser aprovado causou a reprovação, pois, neste teste ele deveria marcar o maior número possível por tratar-se de um teste de atenção.

 

Faça seu comentário