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Sonho com

por: Roberto Lazaro Silveira

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ÉBANO- Madeira escura quase negra e que possui um vínculo entre este símbolo e o Inferno, Plutão e Hades. EDIFÍCIO- Simboliza a estruturação de uma forma no inconsciente. A imagem de dois grandes edifícios unidos por uma ala em comum simbolizam o arquétipo do Si-mesmo. EIXO- O Eixo do Mundo (Áxis Mundi) costuma ser simbolizado pela árvore, pela montanha, pelas colunas, pela lança ou ainda pelo mastro. Para os germânicos, o Freixo Universal Yggdrasil é o Eixo do mundo. ELEFANTE- A rainha Maya, mãe de Buda, da mesma forma que Maria recebeu a visita do Espírito Santo quando da concepção de Cristo, sonhou que um elefante branco entrou em seu ventre na noite em que concebeu o Salvador. Um mito antigo conta que houve época em que os elefantes podiam voar e mudar de forma como nuvens. As trombas ameaçadoras de um elefante em sonhos, podem ter um caráter sexual pelo aspecto fálico e podem ainda estar exprimindo um conflito erótico. Freqüentemente, os elefantes são considerados como sendo símbolo da castidade. ELFO- Símbolo das forças ctônicas e noturnas que assustam os homens. EMBRIAGUEZ- Simboliza o contato com o outro mundo, posto que esse estado é considerado uma via de acesso ao inconsciente. EMBRIÃO- É uma imagem que significa todas as potencialidades e possibilidades do vir-a-ser. ENCRUZILHADA- Símbolo do local de passagem de uma vida a outra e de contato com o destino. É o local apropriado para que as pessoas se libertem das cargas que lhe são nocivas. Essa imagem em sonhos, simboliza que o ego vígil está passando por um momento difícil e que é preciso que tome uma decisão que corresponda à uma direção. ENGUIA- Simboliza tudo aquilo que é escorregadio. ENXOFRE- Nos tratados alquímicos, ele simboliza o princípio gerador cuja base ou princípio é similar ao do fogo. EREMITA- Essa imagem simboliza o arquétipo do Velho Sábio, o centro ordenador da psique, qual seja, o SELF. ESCADA- É um símbolo de ascensão, de elevação gradual ou evolução, de valorização e de razão. Por vezes ela simboliza o “Eixo Cósmico”, a escada em ascensão aos níveis celestes. Subir uma escadaria em sonhos poderia estar simbolizando que o ego vígil está procurando encarar seus problemas e conflitos de uma perspectiva mais ampla e mais abrangente do que a meramente pessoal, procurando olhá-los através da dimensão da eternidade. Nos ritos de iniciação encontramos a escada planetária de 7 degraus, sendo que o último é considerado como sendo o degrau da iluminação, que indica o processo de transformação anímica. A escada pode estar simbolizando também o erotismo; a ascensão do desejo até o orgasmo. ESCAMA- É considerado um símbolo sexual, similar à vulva. ESCARAVELHO- Besouro egípcio, que simboliza o ciclo do sol e a ressurreição. ESCUDO- É um símbolo de proteção passiva. ESFOLAMENTO- As imagens de esfolamento em sonhos, podem corresponder simbolicamente a transformação do ser humano, tal como a mudança de pele ou o corte de cabelo; elas se referem a metamorfose porque poderá estar passando o ego vígil. É o desnudar do homem interior através da extração de sua pele. O significado principal de tais imagens é de transformação espiritual, pelo que podem ser associadas aos ritos de iniciação. ESMERALDA- Na tradição alquímica era considerada um símbolo de Hermes e representativa do conhecimento secreto. Simboliza uma fonte de força e vida nova, além de possuir um caráter de imortalidade que a associa ao SELF. Diz-se que o Graal havia sido talhado à partir de uma esmeralda que caíra da fronte de Lúcifer, na região que corresponderia ao seu terceiro olho. ESPAÇO- O espaço fechado e muitas vezes cercado, no qual acontece algo misterioso, simboliza o recipiente alquímico onde processa-se a transformação da psique, é um espaço sacro, similar ao temenos onde podemos reverenciar nossos deuses interiores. ESPADA- É um símbolo da força solar, do falo, da criação e do Logos. Na cerimônia da missa a espada simboliza o Logos, e no Apocalipse, ela é o próprio Logos. A espada flamejante diante do Jardim do Éden é explicada na alquimia como a Cólera de Deus, e no sistema gnóstico, ela representa a Paixão que separa a terra do paraíso. Para o cavaleiro medieval, a espada era considerada sagrada, um instrumento de deus e era através dela que ele operava. No Budismo, o Samurai japonês também considerava a espada sagrada pois na sua visão é através dela que o DHARMA se cumpre. ESPELHO- É um símbolo do saber, do auto-conhecimento e da consciência tendo como resultados, a verdade, a clareza e a reflexão. Em sonhos pode simbolizar a aspiração do auto-conhecimento. É considerado como sendo um símbolo lunar e feminino que simboliza o conhecimento sem mácula de si mesmo. O espelho intacto funciona como símbolo de união, enquanto que o espelho partido, é um símbolo de separação. ESPERNEAR- O ato de espernear possui uma simbologia de caráter eminentemente sexual e pode estar simbolizando a reentrada no ventre materno. ESPIGA- É considerada como um símbolo do crescimento e da fertilidade, que é ligada ao culto de Deméter. ESPINGARDA- Em sonhos, possui uma simbólica que à liga a questões de natureza sexual e que simboliza um conflito erótico. O seu símbolismo é fálico. ESPINHO- Simboliza a defesa exterior do ser humano. ESPIRAL- É um símbolo feminino, de fecundidade, que evoca o caráter cíclico de evolução, qual seja, a viagem da alma depois da morte. ESPÍRITO- A mudança psíquica repentina que afeta a personalidade simboliza que um complexo autônomo irrompeu do inconsciente, quando costuma ser diagnosticado como um “espírito invasor”. ESQUARTEJAMENTO- Essa imagem pode simbolizar um renascimento, uma vez que através da fragmentação a vida tem oportunidade de recompor-se. ESQUELETO- É considerado um símbolo da operação alquímica da putrefactio. ESTÁBULO- Essa imagem evoca a idéia de nascimento. ESTÁTUA- A palavra grega para estátua é “ANDRIAS”, que é sinônima de “ANER”, homem. A palavra Andrias designa a estátua de pedra em forma humana. Pode-se ler em textos maniqueístas: “No derradeiro dia ressurgirá o Andrias, e na hora em que ressurgir, o Mal bradará. A primeira rocha no mundo é esse Andrias de glória, o homem perfeito que foi chamado à glória. Ele carregou o mundo inteiro e foi aquele que arcou com todo o peso”. Quando surgem em sonhos imagens de pessoas petrificadas podem estar simbolizando complexos ou partes de nossa própria personalidade que se cristalizaram. Os sonhos com estátuas podem estar nos falando ainda de um encontro com a divindade. Entre os mandenos, a figura do Antropos é ainda hoje chamada de estátua e esses sonhos podem estar simbolizando então, o encontro com a totalidade da psique quando são considerados como sendo uma imagem divina. ESTATUETA- Simboliza uma das etapas do ritual de iniciação. ESTERCO- Na alquimia é considerado um símbolo da prima-matéria, análogo às fezes humanas. ESTRELA- No Egito, a alma Ba, a parte imortal que sobrevive depois da morte era representada por uma estrela. Cristo era por vezes cognominado de Estrela da Manhã, enquanto os imperadores romanos, acreditava-se que ao morrerem, transformavam-se em estrelas. É sempre um indício de destino individual escolhido, o que há de único num homem, é um sinal típico do herói, principalmente quando na testa que representa o núcleo eterno da psique, o homem eterno em nós. As constelações das estrelas eram utilizadas para definir a essência de uma personalidade, e o exato momento em que um ser humano vem ao mundo é considerado o símbolo da sua essência. O aparecimento de uma estrela em sonhos pode estar indicando a proximidade de um nascimento. EUCARISTIA- Na liturgia da missa é um símbolo do processo de individuação, sendo uma reminiscência da antiga festa da lua nova que era dedicada à deusa, e onde bolos em forma de lua e libações em sangue eram servidos para permitir o fortalecimento da vida. FACA- É considerada um instrumento de sacrifício, além de poder ser considerada como sendo um símbolo da mente que repele qualquer convicção tida como tradicional É o emblema da lua cheia na China. FAISÃO- É um símbolo do despertar masculino, além de ser considerado um pássaro mensageiro. Ele simboliza a luz, donde é uma imagem ígnea. FALCÃO- Era considerado como sendo a própria encarnação de Hórus no Egito e é um símbolo masculino, solar que sobrepujou o feminino, lunar na passagem do matriarcado para o patriarcado. FERA- Quando em sonhos vemos a imagem em que o ego onírico aparece acariciando uma fera, o simbolismo é de que algo deixou de ser preso de uma emoção negativa por parte do ego vígil, e pode agir de uma forma redentora. FERIDAS, pústulas – Essa imagem em sonhos simboliza os complexos acirrados , negligenciados, que estão a romper na consciência. FERRADURA- É considerada um símbolo da sorte e da proteção contra o mal. FERREIRO- A imagem do ferreiro simboliza aquele que é capaz de fazer o fogo, aquele que cria, o gerador. É um símbolo que evoca transformação e através dela a criação. Ele é o próprio demiurgo, capaz de forjar o cosmos, um símbolo do pai do divino, uma vez que embora podendo por si mesmo não ser divino, é capaz de criar o divino, a obra-prima. FERRO- É considerado o símbolo do deus Marte e da guerra, além de ser o material tradicional para se prender demônios posto que tem a capacidade mágica de afugentar demônios e bruxas, assim como é considerado portador de um poder curador mágico em todos os países agrícolas da Europa. O ferro assim como o chumbo são símbolos da operação alquímica da nigredo, que numa outra etapa transforma-se na prata, na albedo, no reino do princípio feminino e numa fase posterior, transforma-se na rubedo, a fase vermelha, de onde surge o ouro. Simboliza dureza e obstinação. FEZES, EXCREMENTOS e MAUS ODORES- são símbolos da putrefactio. Em sonhos imagens com vasos sanitários sujos ou que deixam escapar excrementos são comuns em pessoas de mentalidade puritana e podem estar se referindo aos aspectos que o ego vígil consideraria vis em sua personalidade. Contudo, as fezes também são consideradas um símbolo da COAGULATIO pois elas se constituem na primeira manifestação concreta do poder criativo individual, portanto elas são por vezes consideradas como sendo a prima-matéria da alquimia, aquela que acaba por transformar-se no Ouro Alquímico. A Coagulatio é o estágio alquímico que produz o ouro e por isso, as fezes por vezes na alquimia são análogas ao ouro. FIAR, TECER, TRICOTAR, etc…- A fiandeira no Oriente é denominada de “tecedeira” ou maya e é ela que gera as ilusões. Na antigüidade, tinha-se que o destino de cada pessoa era tecido como uma roupa, destino esse que confinava a pessoa estabelecendo limites determinados à priori. A atividade de fiar representa os devaneios e desejos e tanto a roca como o ato de fiar são considerados símbolos de Wotan, de Erda, das Moiras, das Nornas e das Parcas. FICUS- É considerada a árvore mais sagrada na Índia. Segundo a tradição védica, diz-se que Brahma, Vishnu e Maheswar vivem nela, sendo ela portanto considerada como sendo um símbolo da trindade. FIGUEIRA- É uma árvore que simboliza a abundância, e também a imortalidade. Era considerada como sendo um símbolo sagrado de Rômulo, na Roma antiga. FILHO- É através da imagem do filho que o pai encontra a promessa da imortalidade e a possibilidade de concretizar os sonhos que não chegou a realizar. A imagem do filho-amante, simboliza o anseio pelo renascimento por meio de um retorno ao ventre materno, para que à partir daí então, possa vir a conquistar a imortalidade, tornando-se o próprio princípio solar. De qualquer forma, essa imagem nos remete à simbólica da eternidade, da continuidade e do potencial de realização através da existência do filho. FLAMINGO – É um pássaro rosado de grande porte que é um símbolo da alma em ascensão para o encontro com a luz. FLECHAS- A flecha é um símbolo da libido, a energia psíquica disponível de forma que o ferimento com a própria flecha simboliza um estado de introversão; enquanto que o ato de cravar a flecha em si mesmo é um ato de união consigo mesmo, é como um abandonar o mundo exterior. O ato de ser flechado é um símbolo da luta pela independência pessoal. A imagem de flechas pode estar simbolizando tanto o ato de gerar filhos como os próprios filhos. Em árabe, fazer flechas afiadas significa gerar filhos valentes e os chineses, quando querem anunciar o nascimento de filhos, penduram um arco e uma flecha na frente de sua casa. Mitra faz a água brotar da rocha com sua flecha. Pode simbolizar ainda a comunicação entre o céu e a terra, além da morte súbita. É análoga ao raio solar, fálica e fecundante podendo referir-se à realizações afetivas. Eros usava suas flechas para que os homens se apaixonassem, e a emoção do sentir-se apaixonado de forma súbita, nos deixa com a impressão de que fomos flechados. As flechas costumam ainda simbolizar o fenômeno da ProjeçãO pois no momento em que somos atingidos por uma ProjeçãO, temos a nítida sensação de que fomos atingidos por um estado de espírito semelhante à um raio, ou à uma flechada. No Velho Testamento, a Paixão sexual é descrita como uma flecha que traspassa o fígado do homem. Elas são portanto, em todas as ocasiões, um símbolo da energia psíquica projetada. FLOR- A flor é o símbolo usual da virgindade, tanto que a perda da virgindade é chamada de defloração. Em sonhos, a imagem de um crescimento miraculoso de flores ou de vegetação, é uma evidência da proximidade da conjunctio. A flor por vezes, é considerada como sendo um símbolo da alma. FLORESTA- É sempre considerado um símbolo do inconsciente, é o local onde vivem os animais selvagens que correspondem aos nossos instintos e onde podemos nos deparar com o desconhecido, o ignoto. FOCA- Simboliza a virgindade como decorrência da esterilidade afetiva da pessoa. FOGO- Costuma simbolizar tanto a purificação como a transformação, pois ele é o grande agente das transformações pelo seu caráter de simbolizar as emoções, tanto que aquilo que resiste ao fogo tem o caráter da imortalidade. Sem o fogo da emoção nenhum desenvolvimento ocorre e nenhuma conscientização maior pode ser alcançada, ele é considerado um símbolo da consciência e no Êxodo, as tribos comandadas por Moisés foram guiadas por uma coluna de fogo durante a noite que foi denominada de TOCHA ARDENTE, é um tipo de libido, consciente e criativa. Existe uma tendência geral de se estabelecer um paralelo entre a produção de fogo e a sexualidade, tanto que ele pode estar representando o inferno resultante da vivência da Paixão. O pramantha como instrumento do Manthana (o sacrifício de fogo) entre os hindus, tem um significado sexual; o pramantha representa o falo ou o homem e o pau furado colocado embaixo é a vulva ou a mulher, sendo que o fogo gerado é a criança, o filho divino AGNI. No culto, os dois paus chamam-se pururûvas e urçavi e são símbolos do homem e da mulher; do órgão genital da mulher nasce o fogo da sexualidade que é um dos conteúdos psíquicos de maior carga afetiva. Na alquimia, o fogo da calcinatio é um fogo purgador, embranquecedor que atua sobre a matéria negra, símbolo da nigredo, tornando-a branca., a albedo. Dentro do simbolismo alquímico, ele também era uma imagem da participação do indivíduo no trabalho pois para que a transformação se processasse era preciso atenção ao fogo que deveria sempre manter- se aceso. O que é purificado pelo fogo, torna-se de forma bastante literal, sagrado, e quando uma criatura “espiritual” é queimada a cremação lhe confere o corpo, posto que esse elemento era considerado o veículo conector entre os reinos divino e humano, a própria inspiração através do espírito. Existe também em relação ao fogo a imagem que simboliza o grande destruidor, como pode inclusive ser visto em vários mitos posto que ele tanto pode nos queimar como nos iluminar. Nos tempos primitivos era o principal método de sacrifício aos deuses. Os sonhos em que cidades são queimadas ou ainda, que nossa própria casa é queimada, costumam indicar que um afeto nos possuiu e tornou-se completamente fora de controle. Ele mostra a intensidade da tonalidade afetiva e por isso é uma expressão da energia psíquica que se manifesta como libido. FOGUEIRA- É um símbolo da própria vida que pode ser vista como uma fogueira, a arder eternamente. FOICE- Simboliza a morte, e no arcano número treze do Taro, vemos a imagem de uma caveira com uma foice na mão, e o nome dessa lâmina é “A Morte”. Só que a morte contudo, nem sempre pode ser entendida em seu sentido literal, pois muitas vezes é imagem de um renascimento, quer através de uma transformação provocada por situações profanas quer através de uma iniciação. A mudança de cunho psicológico num indivíduo pressupões sempre a morte em sentido figurado para o conseqüente renascimento. FONTE- Simboliza o acesso ao inconsciente que pode ser simbolizado através da imagem do mundo subterrâneo, cujo portal de entrada é a fonte, um símbolo materno. Existe ainda uma conexão entre a fonte, a juventude e a imortalidade sendo que sua é equiparada ao elixir da vida dos alquimistas. O Paraíso terrestre costuma ser simbolizado por um jardim quadrado, murado, contendo uma fonte no centro. Portanto, podemos também entender a fonte como uma imagem do SELF. A fonte é um símbolo feminino, materno, de origem da vida. É uma imagem da alma, da gnose, do centro, da individuação. FORMIGAS- são consideradas símbolos dos instintos e encontram-se relacionadas ao sistema neuro-vegetativo e por vezes são associadas à vulva. Simbolizam ainda a atividade permanente. FORNALHA- É considerada um símbolo da mãe, assim como o forno. FORNO – É considerado um símbolo do seio materno, ao mesmo tempo que da metamorfose, pois é nele que algo oriundo da natureza deve ser transformado e servir de alimento ao homem. O forno de fundição dos alquimistas significa o ventre, e o alambique ou recipiente, o útero. FORTALEZA- Simboliza o refúgio interior do homem. FUNCHO- É considerado um símbolo de rejuvenescimento espiritual. FUSO- É considerado um símbolo da morte. FUTURO- Em sonhos, as imagens de um outro mundo, de uma outra dimensão ou de um lugar exótico, costumam simbolizar fatos relativos ao futuro do sonhador. GAFANHOTO- Por sua característica de causador de destruição das plantações, a sua imagem simboliza os aspectos destruidores da personalidade do indivíduo. GALHO-(ver vara, bastão) GALO- É considerado um símbolo do tempo, além de possuir um princípio solar, masculino, que aparenta altivez. Os sonhos em que o ego onírico aparece representado na imagem do galo, certamente deverão estar se referindo aos aspectos de soberba da personalidade do ego vígil. GANSO- Na Grécia antiga representava um aspecto especial da Mãe-Natureza ou a deusa da natureza, Nêmesis. Era ainda considerado como sendo um mensageiro do mundo espiritual. GARÇA- É considerada como sendo um dos símbolos de Cristo e no Egito era tida como pássaro sagrado. GARRAFA- É considerada como sendo um símbolo da sabedoria e do conhecimento não generalizado de algum conteúdo. GATO- É considerado um animal feminino pois representa tanto o espírito da natureza capaz de criar canções folclóricas e contos de fadas, como o negro feminino, aquele aspecto que nos é bastante familiar através das bruxas. É dessa forma associado à natureza instintiva da mulher, ao prazer e refinamento. É um símbolo da clarividência e dos poderes mediúnicos. GAVIÃO- Símbolo da rapina, do roubo e da caça. GAZELA- Tem a característica de simbolizar a alma humana quando a procura de Deus e é considerada como sendo uma imagem do ideal espiritual. Na Índia, é vista como sendo um símbolo de Prana, o Senhor dos Ventos. GÊMEOS- Simbolizam a dualidade e se constituem por vezes numa imagem análoga a encruzilhada, normalmente na mitologia eles encontram-se como uma representação do arquétipo da sombra, onde um sempre possui as características que faltam ao outro. Essa imagem quando aparece em sonhos, está simbolizando que o ego vígil ainda não atravessou o momento que tende a se apresentar como uma encruzilhada em sua vida. GÊNIO- Nas tradições antigas o gênio simbolizava o duplo de cada homem, cumprindo a função de Anjo da Guarda ou conselheiro. É o ser espiritual que habita dentro de cada indivíduo. GNOMOS- são poderes invisíveis mas que são capazes de materializar qualquer coisa que seja invisível, além de serem considerados como sendo um símbolo dos lampejos de consciência e das revelações que ocorrem usualmente aos seres humanos. Esses seres que habitavam o subsolo eram donos de grandes tesouros em pedras e metais preciosos, num simbolismo do potencial que jaz escondido em nosso inconsciente. GOLFINHO- Essa imagem costuma aparecer em sonhos evocando os poderes de transfiguração. GRALHA- Simboliza o princípio feminino. GRILO- Esse inseto simboliza a vida, a morte e a ressurreição, e costuma-se dizer que a aparição do grilo simboliza a perspectiva da felicidade. GRUTA- Nas diferentes partes do mundo, as grutas e cavernas costumavam ser usadas para a execução de ritos iniciáticos. É uma imagem do feminino, ligada as deusas da terra, à concepção e ao inconsciente. GUARDA-CHUVA- Quando em sonhos aparece uma imagem em que o ego onírico se encontra sob a proteção do guarda-chuva, simboliza que o ego vígil está tentando proteger-se das possibilidades e das responsabilidades. HIDRANTE- Essa imagem em sonhos aparece simbolizando temas sexuais resultantes dos conflitos eróticos do ego vígil. HIEROS GAMOS- Simboliza o casamento sagrado, a união da deusa com o deus, a conjunctio superior, sendo que é uma imagem arquetípica cuja necessidade psicológica que se encontra simbolizada neste rito é o movimento da psique em direção à totalidade, cujo equivalente mais próximo nos tempos atuais é o sacramento do matrimônio. Dentro do contexto da prostituição sagrada nos templos das deusas da lua, era a reconstituição do casamento da deusa do amor e da fertilidade com o seu jovem amante, o viril deus da vegetação. A prostituta sagrada neste ritual simbolizaria então o útero fértil da deusa, sua paixão e sua natureza erótica. HOMEM NEGRO- Essa imagem em sonhos costuma ser uma representação da sombra do ego vígil, no caso de um homem. limites que o destino fixou para a pessoa. Ela pode ser considerada o grande dom humano que faz com que os homens ultrapassem os limites que o destino fixou para a pessoa humana, mas por outro lado, pode ser o grande castigo pois pode ser um fator gerador de inflação. IGREJA- É um dos símbolos do SELF, um símbolo feminino ligado ao arquétipo da Grande-Mãe e cujo significado básico é o de ventre materno. ILHA- É um símbolo feminino que representa uma área insulada da psique sobre a qual o indivíduo possui um conhecimento limitado pois não consegue ligação com o resto da personalidade consciente uma vez que está contida pelo mar, num simbolismo que se refere a parte inconsciente da psique. É portanto um símbolo de isolamento. Na mitologia a imagem da ilha nos remete simbolicamente ao Paraíso Perdido. INCÊNDIO- A imagem em sonhos em que o ego onírico aparece como incendiário podem ter um simbolismo que nos remete a masturbação. INCESTO- Quando em sonhos, a imagem do incesto pode estar simbolizando o processo de imdividuação e é considerada como um símbolo em que o ego vígil está procurando estabelecer um relacionamento entre a sua psique consciente e a inconsciente, o que faz ele poder ser considerado como sendo um símbolo da conjunctio uma vez que o ego vígil esta num processo de aprofundar-se em si mesmo, para fins de renascimento. INUNDAÇÃO- Os sonhos com inundação costumam referir-se à operação alquímica da Solutio e podem representar uma ativação do inconsciente que ameaça dissolver a estrutura estabelecida do ego e reduzi-lo à prima-materia. são os instintos, as imagens e os anseios caóticos que surgem do inconsciente e que na proporçào de uma inundação quebram as amarras individuais. As grandes transições da vida costumam ser simbolizadas por experiências de Solutio pois uma ameaça de inundação vinda do inconsciente pode ter um efeito saudável sobre o ego, trazendo a consciência da necessidade de relacionamento com o transpessoal. A imagem da inundação, assim como a do dilúvio e a do batismo sempre traz implícita uma simbologia de renovação e renascimento. INVASÃO- As imagens em sonhos em que homens entram no quarto ou na casa do ego onírico ou ainda que homens agressivos o perseguem, podem estar simbolizando o sentimento de vulnerabilidade e desproteção por parte do ego vígil. JANELA- Simboliza a receptividade e a abertura para as influências vindas de fora. A janela pode ainda ser considerada como sendo um símbolo da consciência. JARDIM- O jardim em forma de mandala é uma imagem do Si-Mesmo e representa nesse caso, a unicidade original entre o ego, a natureza e a divindade, tanto que a imagem do jardim nos reporta normalmente ao tema do Paraíso. O jardim da frente da casa é tido contudo, como sendo um símbolo da consciência. JARDINEIRO- Essa imagem simboliza aquele que conhece as exigências da natureza. No mito Cristão, Maria Madalena viu Cristo ressuscitado, mas pensou tratar-se do jardineiro. JAVALI- Na mitologia germânica é um dos símbolos de Wotan; na mitologia hindu é um dos símbolos de Vishnu. Na mitologia grega, quando do episódio da morte de Adônis, aparece como sendo um símbolo de um dos aspectos da natureza de Afrodite, a mãe-amante em seu aspecto animal, violento e destruidor, que tanto é capaz de criar como de tomar a vida; no mito de Ártemis, corresponde à natureza agressiva, feroz e destruidora da deusa quando contrariada em seus afetos. No mundo cristão, pode ser visto como um símbolo do demônio. JOGAR- Em sonhos a imagem em que o ego onírico joga alguma coisa contra outra pessoa, pode simbolizar que o ego vígil sente um afeto destrutivo pela pessoa em questão. JUMENTA- É considerada como sendo um símbolo da paz, da paciência e da humildade. LABIRINTO- Em todas as culturas, o labirinto tem o simbolismo de representação confusa da consciência matriarcal, do inconsciente e este universo só pode ser transposto por aqueles que encontram-se preparados para fazer uma jornada ao universo do inconsciente coletivo. Seu acesso portanto, só é viável ao iniciado que conhece de forma antecipada os planos, uma vez que o seu centro é reservado à ele. O labirinto conduz o homem ao seu próprio centro interior. LADRÃO- Essa imagem costuma aparecer em sonhos simbolizando algo que está entrando no âmbito de nossa psique consciente, algo destrutivo que invade nosso sistema psíquico. LAGARTO- É considerado como sendo um dos símbolos transcendentes de profundidade posto que combina uma atividade sub-aquática com a vida terrestre. que assustam as crianças. LÂMPADA- Costuma aparecer para simbolizar a iluminação interior sendo que no Oriente, simboliza a Iluminação advinda da Sabedoria de Alá. LANÇA- É um símbolo solar, masculino, fálico. LANTERNA- Simboliza a iluminação e a clareza de espírito. LAREIRA- A terra assim como a lareira são consideradas como sendo símbolos do lar. Na mitologia grega, a lareira é considerada como o altar da deusa-virgem Héstia onde tanto a lareira como a dona dela sÔo consideradas como uma única coisa. O nome Héstia significa lareira e é derivado da raiz sânscrita VAS, que significa “brilhante”. Como o fogo é considerado um elemento puro e divino, ele confere santidade a imagem da lareira. LEÃO- No cristianismo simbolizava São Marcos; na mitologia egípcia era um antigo símbolo da ressurreição nos rituais fúnebres; no simbolismo medieval era considerado um agente da ressurreição; na simbologia alquímica é a divindade que encerra em si o mistério da morte e renascimento, além de que representava o rei em sua forma pós-mortal. Ele era o guardião do mundo subterrâneo. Quando aparece uma imagem do herói lutando com o leão é comum que se encontre desarmado posto que esse é um símbolo de sua luta consigo mesmo. Em sonhos quando ele aparece, sabe-se que a personalidade acha-se confrontada com fortes e apaixonados desejos, paixões e afetos que tornam-se mais forte que o próprio ego. O leão é o sol inferior, uma representação teriomórfica do princípio masculino que representa a natureza ctônica, o aspecto terreno do símbolo do rei. Encontra-se ainda associado à concuspicência e ao orgulho além de ser um animal combativo mas que pode sugerir impulsos agressivos saudáveis. Quando aparece nas imagens das deusas da lua, é uma representação da natureza voraz da deusa. LEITE- Na Grécia e em Roma tinha o simbolismo de apaziguador dos deuses subterrâneos, aos quais se dava leite nas cerimônias de sacrifícios. Aos deuses de cima, dava-se vinho. O leite nos dá uma idéia ainda de nutrição, e possui essa simbólica para os iniciados, aqueles que “nascem novamente”, é um sinal de renascimento divino no homem. Nas orgias de Dioniso na montanha, os mánadas bebiam leite e mel que também se constituíam na comida para os renascidos nos primeiros batismos cristãos. LOBO- Na mitologia germânica era considerado como sendo um dos animais de Wotan; na mitologia grega pertencia à Apolo o deus do sol, o princípio da consciência. Era ainda considerado como sendo um animal de todos os deuses da guerra. Quando em sonhos de mulheres, a figura do lobo pode representar o animus ou a atitude devoradora que as mesmas podem ter ao serem possuídas por ele, pois em seu aspecto negativo ele é um animal bastante destrutivo, que simboliza o princípio do mal e do demônio.. O lobo é tido como um elemento feminino que vive ansioso pelo peito e que quer constantemente que lhe retirem a sensação de fome, e podendo então aparecer a sua imagem simbolizando uma paixão regressiva. LUZ- É um dos símbolos da consciência e mostra também a intensidade da tonalidade afetiva, sendo uma expressão da energia psíquica que se manifesta como libido. Os povos essênios viam a luz como uma fôrça espiritual e o sêmem e o sangue menstrual como a substância dessa fôrça; ela sempre foi associada a divindade, ao espírito ou a vida santificada. Sendo a luz associada à força criadora podemos entender também por luz, o sêmem, que é a substância que contém o princípio criador. MACACO- Simboliza uma caricatura animalesca, uma imagem desprezível do homem. MADASTRA- Essa imagem pode estar simbolizando o papel destrutivo do inconsciente. MADRUGADA- Em sonhos pode simbolizar um aumento da consciência do indivíduo. MAGIA- Os sonhos com magia podem estar simbolizando o desejo de proteção do ego contra algum conflito que se aproxima. MÁGICO- Essa imagem pode simbolizar o mais primitivo grau de desenvolvimento da consciência quando o seu portador tem as características de um sombrio deus pagão, ou o aspecto sombrio de Deus. É um símbolo que diz respeito as forças animais ou as demais forças do inconsciente; correspondendo ainda a figura paterna negativa, o princípio masculino da mãe, ou seu animus. MAL- Os sonhos com o mal parecem estar de alguma forma associados ao arquétipo da sombra. MALFEITOR- Essa imagem em sonhos de uma maneira geral aparece como uma personificação de características nossas inconscientes que pertencem ao arquétipo da sombra e que uma vez não reconhecidas são passíveis de projeção. MANTO- Os sonhos em que o ego onírico aparece envolto num manto, podem estar simbolizando a insegurança do ego vígil frente à vida. MAR- Simboliza de um modo geral o inconsciente coletivo pelas suas profundezas insondáveis e por imediatamente ser associado à água mas pode ainda estar representando, quando essa imagem aparece em sonhos, a eminência do ego vígil vir a vivenciar um período de transformação caracterizado por experiências ligadas à operação alquímica da Solutio. MARFIM- Simboliza tanto o poder como a pureza. MARIPOSA- É um símbolo da força destruidora da paixão, uma vez que ela voa em torno do fogo até ser queimada. Através da simbologia da mariposa, podemos ver o oposto da paixão (fogo) enquanto criatividade. MATRICÍDIO- Quando essa imagem aparece em sonhos, pode estar se referindo a que as imagens parentais sofreram alterações. MEL- Os antigos consideravam-no como sendo um remédio que propiciava a imortalidade, uma vez que uma de suas características é a de preservação, além de ser considerado como um dos símbolos do Si-mesmo. Na Grécia antiga era costume a oferenda de mel aos deuses para que chovesse pois acreditavam que se a oferenda fosse feita em vinho, os deuses não permaneceriam sóbrios e não teriam condições de lhes atender. O mel é um dos agentes da operação alquimica da Coagulatio, podendo sua imagem quando aparece retratada em sonhos, estar se referindo à uma autêntica necessidade de coagulatio. Em sonhos modernos pode ainda estar se referindo à uma tendência regressiva infantil de busca de prazeres, o que gera a necessidade de que o ego vígil vivencie a experiência da operação alquímica da mortificatio. MELANCIA- A sua imagem como decorrência da profusão de caroços, é considerada como sendo um símbolo da fecundidade. MELANCOLIA- Imagens em que estados melancólicos são retratados em sonhos, podem estar apontando para a eminência da experiência de se vivenciar fatos que conduzam aos processos da operação alquímica da nigredo. Por vezes, os sonhos em que aparecem de estados de depressão e melancolia, também podem estar disfarçando uma enorme cobiça por parte do ego vígil. MENDIGO- Essa imagem em sonhos, costuma simbolizar o arquétipo da sombra, o nosso mendigo interior que quer ter seu lugar na consciência. Quando o animus aparece na imagem de um mendigo, pode estar simbolizando a pobreza da vida consciente da sonhadora, o seu ceticismo e a sua dura auto-crítica, num simbolismo de que a mulher já não crê mais em si mesma. MENINO- A inocência simboliza o estado de indiferenciação da prima matéria portanto, ela pode aparecer simbolizada em sonhos na imagem de um menino; contudo, essa também possa se constituir numa das imagens através da qual se expressa o Si-mesmo. A imagem de um menino nos sonhos de uma mulher, em geral quer simbolizar um novo empreendimento e no dizer de Jung, um empreendimento honesto que concorre para a realização do SELF. MESA- A mesa pode aparecer em sonhos como representação de um símbolo espiritual, tal como a Távola redonda que foi construída de acôrdo com o traçado de Merlin e que era um símbolo do centro espiritual preservador da tradição. Os cavaleiros da Távola Redonda foram aqueles que saíram em busca do Santo Graal, isto é, em busca da experiência da totalidade, do SELF. MOEDA- A imagem de moedas de ouro encontradas em sonhos pelo ego onírico podem estar simbolizando a prima-matéria. MONTANHA- O símbolo da montanha também pode ser considerado como sendo uma das representacões do SELF posto que possui uma simbólica de centro, de omphalos, tanto que em todas as tradições aparece como sendo uma imagem da imortalidade. Ela é um local onde se processam as revelacões ou a meta de uma longa busca para a eternidade. Costuma ser um local de iniciacão e que corresponde simbolicamente ao “Eixo do Mundo”. Alguns ritos funerários descrevem as almas dos mortos subindo montanhas e no idioma assírio, o verbo morrer possui o significado de “apegar-se à montanha”. MONSTROS- Essa imagem em sonhos costuma aparecer simbolizando nossos próprios temores e incapacidades personificadas. MORTE- Essa imagem simboliza uma situação arquetípica da mais alta numinosidade. É quando o inconsciente invade a vida e nos arrasta de tal maneira que nós não conseguimos nos subtrair ao seu poder. As imagens da morte em sonho costumam simbolizar uma transformação na imagem do ego e quando é o ego onírico quem mata, percebe-se que o ego vígil encontra-se bastante atuante nesse processo. Contudo, quando o ego vígil perde o contato emocional com os que o cercam, pode acontecer de sonhar que esses estão mortos além de que constitui-se num típico sintoma pré-psicótico sonhar-se que todos a quem se ama morreram. Normalmente, as imagens de morte em sonhos, fazem alusão à morte iniciática que nada mais é do que morrer para um estilo de vida profano, acompanhado de um renascimento espiritual. MORTO- Quando o indivíduo sente-se magoado é comum que lhe ocorram imagens em sonhos de que alguém foi morto, o que pode estar simbolizando os rituais de iniciacão. No Egito haviam tradiç!ões que consideravam o iniciado como legitimamente morto, apto portanto a vivenciar o renascer espiritual. MULHER- Uma mulher desconhecida do ego vígil quando aparece como imagem de sonhos, costuma ser uma representação da sua anima. Contudo, o aparecimento de mulheres desconhecidas em sonhos de mulheres podem estar se referindo à uma representação do arquétipo da sombra, principalmente se a imagem é de uma mulher negra. NARIZ- Por sua capacidade olfativa é considerado como sendo um símbolo do discernimento, mas sua imagem contudo evoca o falo. NASCENTE- É um dos símbolos da energia psico-espiritual, que é retrata nessa imagem como sendo inesgotável. NASCIMENTO- Esta imagem pode estar simbolizando dois tipos distintos de nascimento. O primeiro, o nascimento físico; o segundo, aquele que é característico dos ritos de iniciação e que simboliza o nascimento espiritual ou o renascimento. NATAÇÃO- Pode simbolizar um batismo purificador, um encontro com as águas do inconsciente, quando a pessoa adquiriu a capacidade de navegar à salvo por suas águas, o que nos remete à operação alquímica da SOLUTIO. NEGRO- O negro é uma personificação de certos conteúdos do inconsciente e que funcionam como projeção do nosso lado sombrio. A imagem do negrume quando aparece em sonhos pode estar simbolizando a necessidade de que haja uma transformacão no ego consciente através da operação alquímica da mortificatio visto que o mesmo encontra-se por demais identificado com a luz, um fator gerador de inflação. A figura da mulher negra geralmente simboliza o feminino ctônico, escuro, terreno e misterioso, tanto que as imagens da deusa negra, assim como as de Maria, pertencem ao mundo de baixo, e não ao domínio celeste. A Nossa Senhora Negra é associada tanto à terra quanto à fertilidade e é uma imagem do feminino divino que reflete uma ligação antiga entre a natureza da mulher e as deusas pagãs ligadas ao amor e a fertilidade. Os sonhos femininos em que aparece a imagem da mulher negra, geralmente possuem um significado de que a mulher vai passar por uma transformação em sua sexualidade, entrando numa fase mais madura, de respeito aos seus instintos e mais próxima da deusa. NOME – O aparecimento de pessoas das quais se sabe os nomes em sonhos, tem singular importância de penetração na identidade do indivíduo em questão. Desde tempos remotos atribui-se um poder mágico ao nome, e o ato de saber o nome secreto de uma pessoa corresponde a obter poder sobre a mesma. Colocar nome em alguém é o mesmo que lhe dar uma personalidade ou alma, e isto corresponde a dar poder. Na mitologia egípcia, quando Ísis obriga Ré a lhe dizer seu verdadeiro nome, ela usurpa-lhe o poder. NÚPCIAS – Existe um ritual do sistema matriarcal e que se constitui num dos arquétipos centrais dos mistérios femininos, tal como o casamento, que é chamado de núpcias de morte. Esse ritual precedia as lamentações por Adônis. ÓLEO, AZEITE – É um dos símbolos de força espiritual, luz e sabedoria além de ser dotado de poderes especiais. É a base da luz que inflama e queima. OLHO – Simboliza o pavor da tomada de consciência, que em decorrência da culpa, pode nos levar a situações aterradoras. Os olhos de peixes simbolizam o Olho Múltiplo de Deus que possuem como efeito à consciência de que não se está sozinho na psique. O Olho de Deus é uma imagem do Julgamento Final que costuma aparecer em sonhos nos momentos de crise da vida , pois quando a imagem do Olho é constelada, normalmente se está passando por uma grande provação. O deus solar Mitra costuma ser retratado como possuindo inúmeros olhos espalhados por seu corpo. A imagem do olho pode ainda aparecer simbolizando o colo materno, o protetor da criança que tem pavor da consciência. Na imagem do olho encontra-se a pupila, a criança. Por vezes essa imagem aparece simbolizando a vulva. PAI – É considerado um símbolo do mundo da ordem e das proibições morais, é um representante do espírito que se opõe a impulsividade, impedindo-a. O deus criador masculino é um derivativo da imago paterna. PALÁCIO – Possui a simbólica de ligação com o centro, com o SELF, o centro ordenador da psique. É possível que esta simbólica relacione-se ao fato de que o palácio era o ponto central do reino, para o qual os interesses deveriam convergir. PAIXÃO- É símbolo de uma qualidade de energia ou libido que acarreta o destino. O estado de ser apaixonado deriva de um acordo entre a anima do homem e o animus da mulher. PÂNTANO – É uma imagem relacionada à matéria indiferenciada, um símbolo, portanto do nosso inconsciente. PAPAGAIO- É considerado como sendo um dos símbolos de Maomé, além de simbolizar a petrificação em função do caráter repetitivo de sua fala desvinculado de qualquer raciocínio. É , portanto, uma personificação específica de conteúdos que são repetidos sem questionamento e sem que se pare para fazer avaliação. Costuma levar ainda a projeção de ser um símbolo do inconsciente. Em algumas histórias árabes, ele simboliza o psicopompo, uma espécie de Hermes, que fala sempre a verdade, embora de forma um tanto dúbio. PAPOULA – Apresenta uma forte ligação com o Hades, com o sono e a morte. PARAÍSO – Nos mitos primordiais era considerado o Centro do Mundo. PÁSSARO – Simboliza de modo geral as entidades psíquicas de caráter intuitivo e mental, pois é considerado como uma entidade sem corpo e alada. É um apropriado símbolo da transcendência. Pode ainda estar representando o SELF que surge como um princípio único, uma intuição da totalidade oriunda das profundezas do inconsciente. Por vezes é associado aos pensamentos autônomos que nos surgem para depois desaparecerem com relativa autonomia. É uma intuição profunda, a verdade invisível que se auto-realiza. Na alquimia, o pássaro encontra-se vinculado ao medo da morte, à separação da alma do corpo, que é a Sublimatio definitiva; sendo que existem representações medievais em que a alma deixa o corpo do morto em forma de pássaro. Nos tratados alquímicos, aparece como um guia em direção à experiência interior e os alquimistas os consideravam como formas gasosas de matéria sublimada, de forma que os espíritos, os vapores e as substâncias evaporadas eram simbolizados por eles, usando representações distintas de suas espécies. O pássaro SIMORG é um pássaro mitológico de imensas proporções e de cor preta que representa a alma coletiva de todas as aves. Na mitologia germânica, os pássaros pertencem a Wotan e na mitologia greco-romana a Apolo sendo que uma de suas características seria a capacidade de profetizar. Possui ainda o simbolismo de que seja um anjo. PATO – Pode ser considerado um dos símbolos do SELF por sua capacidade de adaptação e estilo de vida distintos. É um animal da terra, água e ar. É pois considerado como sendo uma função transcendental, qual seja, a capacidade que tem a psique inconsciente de se transformar e de nos levar a uma nova situação que anteriormente nos parecia bloqueada. O pato está em casa, em todos os domínios da natureza. No Ocidente, tal qual os gansos, está ligado à figura dos demônios e bruxas que com frequência possuem pés de patos ou de gansos. PAVÃO – É um símbolo da ressurreição e do Cristo, tal qual a Fênix que também é considerada como sendo um símbolo solar. Na mitologia grega é considerado como sendo um dos animais atribuídos a deusa Hera. É ainda considerado como sendo um símbolo da imortalidade e da totalidade, muito embora sua imagem esteja associada à vaidade. PÉ- Essa imagem pode aparecer simbolizando o falo. O pe’ encontra no sapato o seu apoio, e o sapato representaria o órgão sexual feminino tendo-se em vista que serve de revestimento para o pé. O primeiro homem criado segundo os textos persas, chamou-se Gayomardo e era o homem cósmico que ao morrer, de seu corpo brotaram todos os metais e de seus pés, plantas de ruibarbo, de onde vieram o primeiro homem e a primeira mulher. Os sonhos com plantas que nascem dos pés do ego onírico, podem estar simbolizando tanto um aspecto criativo do ego vígil como a aproximação da conjunctio. Gayomardo era a prima matéria, o material básico que propiciou a totalidade da criação, e o conhecimento desse Adão oculto coincide com o tornar-se consciente. Na mitologia, parece-nos que as anomalias no pé conferiam numinosidade donde a deformidade nos pés era uma característica dentre outros de Hefesto, Wieland e Mâni sendo que todos os três embora aleijados, eram possuidores de dons artísticos e criativos. PEDRA- É uma matéria-prima considerada feminina, representativa das coisas sólidas e terrenas. A Pedra na simbologia alquímica como representação da Pedra Filosofal, é um símbolo do centro e da totalidade da psique, que surge como prima-matéria, o início, para posteriormente transformar-se no Lápis, o fim da Obra que tal como o Cristo é tanto o Alfa como o Þmega. Uma vez concluída a Opus, a Pedra Filosofal é uma representação da conjunctio ou do intercurso sexual entre o sol e a lua, o rei e a rainha. Ela era considerada o mediador entre os opostos e representa a realização do Eu, a consciência da completude. A Pedra por vezes costuma ser denominada de Árvore da Vida, apresentando uma forte relação com o simbolismo da Árvore do Mundo ou da Árvore Cósmica. As pedras preciosas de um modo geral, simbolizavam os valores psicológicos duráveis. PEDRAS (preciosas)- De um modo geral, simbolizam os valores psicológicos duráveis. PEIXES- É considerado um símbolo de Cristo, além de um dos símbolos do SELF. São vistos como símbolos transcendentais de profundidade e podem simbolizar um conteúdo emergindo espontaneamente do inconsciente. O peixe tem um duplo aspecto, tanto de redentor como daquilo que deve ser redimido. Leviatã também era um mostro que possuía por símbolo o Peixe, e, no próprio sígno zodiacal de Peixes, encontramos dois peixes que nadam em direções antagônicas, como uma representação do bem e do mal, do Cristo e do Anti-Cristo. O peixe pode ainda simbolizar a lascividade e os instintos mais baixos. Em diversos mitos, simboliza a revelação da Profunda Sabedoria. Nos sonhos, por vezes, o peixe é um símbolo da criança não nascida, pois antes de nascer, vivemos na água como um peixe.Ele traz em si o simbolismo de renovação e renascimento, além de simbolizar os conteúdos autônomos do inconsciente. PELE- O ato de queimar a pele de um animal pode estar simbolizando um ritual de transformação pelo fogo. Livrar-se da própria pele, simboliza uma transformação espiritual. Lançar uma pele sobre alguém, é uma maneira de amaldiçoar. No processo de individuação, o indivíduo entrega sua pele para que a partir daí possa servir de vaso à conteúdos de caráter numinoso. Existem muitos sonhos referentes aos momentos de transformação, aos ritos de passagem, em que o sonhador aparece “trocando” de pele. Os sonhos em que a troca de pele se deve aos excessos solares, não possui a mesma conotação, pois se refere mais ao mau relacionamento com o próprio animus. PENA- Na Idade Média, funcionava como uma espécie de oráculo. Quando alguém se encontrava perdido numa encruzilhada não sabendo para onde ir, costumava-se soprar uma pena para ver qual era a direção indicada de acordo com a posição como ela caísse. De um modo geral, as penas simbolizam pensamentos e fantasias. Embora,para os povos primitivos elas sejam consideradas um símbolo de poder. O cocar de penas de águia possuía uma simbologia mágica, e a coroa de penas é considerada pelos índios como a coroa radiada dos monarcas; é como se adquirissem através de seu uso, a qualidade solar da ave. PENDURAR- Em sonhos, quando é o ego onírico que está pendurado, tal imagem simboliza o afligir-se em dores por parte do ego vígil, como decorrência de seus anseios não realizados. PENTE- A imagem do pente em sonhos simboliza que o ego vígil possui a capacidade de ordenar seus conteúdos inconscientes e de torná-los conscientes. PERDA- A imagem da perda de um companheiro simboliza a solidão típica do caminho que nos leva a um maior contato com o inconsciente. PEREGRINAÇÃO- Os heróis costumam ser peregrinos e a peregrinação costuma ser um símbolo da nostalgia. PÉROLA- É considerado um símbolo do feminino. Em Alquimia, essa palavra é usada para designar a substância semelhante a prata que é contraposta à substância masculina, o ouro. As pérolas maceradas eram usadas como elixir da longa vida ou da imortalidade. PESCADOR- Simboliza o salvador, o Sábio, uma vez que ele é quem tira as coisas das profundezas da água. PICA-PAU- É considerado um símbolo do princípio paterno. Em Roma, era tido como um “Pater Familias” e no mito de Rômulo e Remo, foi ele quem colocou o alimento em suas bocas por intermédio de seu bico. PIOLHO- A imagem de catar piolhos em sonhos, simboliza que a confusão no inconsciente da sonhadora urge ser ordenada e seus conteúdos trazidos à consciência. PISAR- O ato de pisar tem um significado ligado aos ritos de fertilidade, tem um significado gerador, de reentrada no ventre materno.No mito do devoramento do sol, os heróis batem os pés no monstro .Na sua luta contra o monstro, Thor fura o fundo do navio, e seu pé vai até o fundo do mar, simbolizando sua penetração no inconsciente. POÇO- É considerado um símbolo feminino. Representa um dos locais de acesso ao inconsciente.O Poço de Mimir é uma clara simbólica da imago materna. POMBA- Na tradição cristã, a pomba simboliza o Espírito Santo e em contos de fadas, uma mulher-amante do tipo Vênus. Na alquimia, a pomba simboliza a operação alquímica da albedo. PORTA- A porta que não, se abre em sonhos, pode simbolizar uma descida ao inferno. Na alquimia, a porta fechada é uma imagem do recipiente alquímico, do temenos (ver alquimia, recipiente). A imagem em sonhos de espiar pela fresta da porta simboliza a falta de entendimento do sonhador quanto ao seu valor , além da sua inferioridade. PORCO- Pode simbolizar a baixa sensualidade. Circe, transformava em porcos os homens que a desejavam. PRATA- Na alquimia representa o feminino, o incorruptível, o perenemente mutável, a lua que está constantemente à obscurecer e volta novamente à brilhar no céu. É o princípio branco, o metal macio, a albedo (ver alquimia, albedo). A prata é um atributo da lua e por vezes de Vênus. Ela é atribuída ao feminino em geral. PRESSÃO- Em sonhos, se o ego onírico estiver com pressão alta, tal imagem pode estar simbolizando que o ego vígil está vivenciando uma intensidade maior de afetos primitivos do que o ego seria capaz de suportar. PRETA- Tornar-se preta significa ser coberta com o véu da inconsciência. A cor preta na mitologia comparada significa geralmente o noturno, o que não é do mundo, pertencendo aquilo que não pode ser conhecido conscientemente, a fertilidade, etc… PRETO E BRANCO- Os sonhos em preto e branco denotam por parte do sonhador um tipo de sentimento bem primitivo. Ele é típico do sentimento indiferenciado. PRISÃO- Na simbologia alquímica é uma imagem do recipiente, do alambique ou retorta alquímica.(ver alquimia , recipiente) É considerada um símbolo familiar ao terapeuta , como uma recusa ao processo de individuação. O SELF só pode aparecer em sonhos simbolizado pela prisão, enquanto o ego vígil tiver medo do SELF. Ela pode também aparecer como uma imagem negativa do complexo materno. PUER AETERNUS- É uma antecipação, um símbolo do vir a ser, pois ele só é uma antecipação de algo desejável que tem que passar por um ritual de transformação, posto que é uma força emanente da mãe renovada. Essa sua característica de vir a ser é típica nos mitos dos heróis que morrem cedo para que possam renascer simbolicamente na mãe: Tammuz, Átis, Adônis e Cristo são alguns desses exemplos representativos (ver em Jung, herói e em Mitologia, heróis: Tammuz, Átis, Adônis, Bálder). PUNHAL- Exprime aspectos sexuais e pode estar simbolizando conflitos eróticos. QUADRADO- É um símbolo da matéria, do corpo e da realidade terrena. QUADRIGA- É considerada um símbolo do tempo. QUATRO- É considerado um símbolo da totalidade. Na alquimia, o quatro desempenha importante papel.Ele era considerado o princípio ordenador básico da matéria. O padrão estrutural do quatro pode emergir numa variedade de contextos para trazer ordem e diferenciação à experiência. QUEDA- Os sonhos com queda costumam ocorrer para chamar a atenção do ego vígil para alguma coisa. O mais comum é que se acorde tão logo ocorra a queda. Sonhos ou imagens de aviões em queda, de quedas de lugares altos, de fobia das alturas, etc… podem apontar para um estado de inflação do ego vígil. (ver vião) RÃ- As rãs de um modo geral, são associadas à Mãe-Terra, além de representarem o útero. Hécate,a deusa com cabeça de rã é uma deusa da terra, que tem poderes sobre a vida e a morte. Ela tanto é capaz de envenenar como de dar vida à alguém. As rãs e os sapos tem sido associados ainda a bruxarias, pois é comum que os encontremos como ingredientes indispensáveis nas pocões mágicas. O ato de sonhar com a rã, simboliza que um determinado conteúdo inconsciente está pronto para tornar-se consciente, bastando para isso que se queira. RAIO- é uma imagem-símbolo da arma divina, símbolo fálico e gerador, além do arrebatamento repentino por uma paixão. ( ver Sêmele em Mitologia – deusas, ou ainda, Zeus em Mitologia, heróis) RAMO- Esta imagem costuma aparecer como símbolo da vitória. RAPOSA- Na China e no Japão, a raposa é tida como um animal feiticeiro e feminino. Em decorrência disso,costuma-se associa-la a natureza feminina instintiva e primitiva da mulher. Nesses países acredita-se que as bruxas, assim como as mulheres histéricas, costumam tomar a forma da raposa. Ela pode ainda aparecer simbolizando as almas penadas ou como o duplo da consciência humana. RAPTO- O ato de ser raptada nos remete ao rapto de Perséfone, Djanira, Europa e Sabinas dentre outras personagens da mitologia. Podemos encarar o rapto como símbolo de uma cerimônia ritual, um rito de iniciação, a que podemos assistir ainda hoje de forma simbólica,nas festas de casamento em diversas partes do mundo, em cerimônias que nos lembram o antigo rapto mítico. RATOS- Costumam simbolizar a parte inconsciente do ser humano, assim como as preocupações noturnas e as fantasias autônomas. São considerados animais- espírito que algumas vezes aparecem simbolizando conteúdos eróticos. Podem ainda aparecer simbolizando a apropriação indébita dos objetos ou dos afetos. REBANHO- Simboliza o instinto gregário e a tendência a submissão. REBIS- Na alquimia, simboliza o andrógino, mercúrio. RECIFE- É um símbolo de petrificação, com consequente regressão. RECINTO- Simboliza o ser interior, a intimidade. RECIPIENTE- Na alquimia, é um símbolo feminino associado ao útero enquanto receptáculo de transformasses.. O alambique para os alquimistas era o recipiente no qual se fazia o trabalho alquímico de transformação .Podia ser ainda chamado de vaso ou retorta. Usualmente, tratava-se de vasilhames de vidro cujo fundo era arredondado para que pudesse caber num suporte de metal. Era submetido ao calor e grande pressão, mas o selo não poderia ser rompido. Ele é uma imagem da contenção, do manter os afetos e conflitos para que subam à superfície, mas sem derramar, espalhando-se. Essa imagem traz subentendida a idéia de que quem está empenhado no trabalho interior, não pode romper o selo e fugir das situações. Os conflitos devem ser contidos sem se projetarem para que possam ser transformados. Como o recipiente é algo fabricado pelo homem para conter o material a ser transformado, ele reflete a consciência. Em sonhos, se o recipiente aparece com furos ou buraco, pode estar indicando a dificuldade do ego vígil em manter as coisas em segredo. Na cabala, uma sephirah é considerada como um recipiente. REDOMOINHO- É uma imagem que simboliza numa evolução. REGRESSÃO – É uma imagem que simboliza o retorno do indivíduo à infância e aos pais. REI – Pode ser considerado um símbolo do SELF. Na alquimia, o rei é tanto a prima-matéria como o objetivo da OPUS ALQUµMICA, na qualidade de rei transformado. Nas sociedades primitivas, ao rei ou ao chefe da tribo, eram atribuídas qualidades mágicas ou mana. Eles incorporavam um principio divino do qual dependiam o bem- estar físico e psíquico de toda a nação. Era o poder vital místico da nação. Na Coréia, aos reis era atribuída a responsabilidade inclusive pelas condições atmosféricas e caso chovesse em excesso ou mesmo, que houvesse uma seca prolongada, o povo ou destronava ou matava o rei. Os suecos sempre atribuíram ao rei o fracasso ou o sucesso de suas colheitas, tanto que o rei Olaf foi oferecido em sacrifício a Odin, em consequência da escassez que houve durante seu reinado. Em todas as culturas, o rei era visto como sendo o sucessor do mágico, dai a dignidade atribuída ao processo sucessório real. A imagem do rei simboliza uma postura masculina coletiva, que por vezes aprisiona o feminino, e seu princípio erótico. A morte do rei simboliza um período de crise e transição, é a morte do princípio que rege a consciência de onde deve surgir uma nova consciência que aponte para a evolução do ser. A imagem do futuro rei traz implícita em seu simbolismo uma idéia de renovação. Um elemento ainda inconsciente tende à penetrar na consciência e permitir uma maior compreensão do SELF. RELÂMPAGO – É uma imagem que simboliza estados de consciência que não são contínuos.Pode ainda se constituir numa imagem símbolo da fecundação, o relâmpago é um símbolo fálico, oriundo da tempestade, que fecunda a terra. REPRESSÃO – Simboliza a inconsciência pois é um ato de não tornar consciente um conflito, internalizando-o e projetando-o. A repressão gera a ilusão de ter-se libertado do mesmo , posto que esse torna-se inconsciente. RESSURREIÇÃO – A imagem da morte e do renascimento encontra um paralelismo na imagem da perda e do reencontro.Tanto Cristo como Moisés abandonaram a casa paterna, afastaram-se para depois retornar. As imagens de morte e renascimento fazem parte da jornada do herói e apontam para o seu processo de individuação; sua volta ao inconsciente para que através da escuridão, possa atingir a luz da consciência, a totalidade. É um símbolo ligado aos ritos iniciáticos posto que para que se ressuscite, é necessário que se tenha atravessado as trevas, triunfado sobre os terrores do inferno e passado pela morte iniciática, conquistando dessa forma entÔo, a possibilidade de “elevar-se aos céus”. RETORTA – (ver recipiente) REVÓLVER- Apresenta um aspecto sexual ou exprime um conflito erótico. RINS- Simbolizam a força e a resistência. RIO- É um símbolo de fertilidade, de morte e de renovação. RÍTMO- Pode aparecer simbolizando a sexualidade. ROCA- SimboliZa o desenrolar-se do tempo, dentro das tramas do destino. ROCHA- É um símbolo da imutabilidade e da imobilidade. Costuma ser considerada um símbolo do ventre materno. Mitra por vezes aparece retratado à meio corpo dentro de uma rocha, assim como Aschanes, o primeiro rei saxão; querendo demonstrar o nascimento de ambos como à partir de uma rocha. RODA- É um símbolo da ação autônoma do inconsciente (SELF). As rodas sÔo círculos fechados e os círculos fecham-se em torno de nós delimitando espaços. Íxion, teve por castigo ser posto sobre a roda e isso se traduz em ter sido posto num lugar arquetípico, sujeito à sua própria sorte e em eterna repetição, levando-o sempre ao ponto de origem. (ver círculo, anel, em dicionário de símbolos e Íxion em Mitologia heróis, Íxion) RODA DE FOGO- Simboliza o movimento espontâneo da psique que costuma manifestar-se como uma paixão ou impulso emocional, que brota do inconsciente e nos inflama. ROLA- Esse pássaro é considerado como sendo um símbolo da fidelidade conjugal. ROMÃ- É considerada um símbolo da fecundidade pela quantidade excessiva de sementes. A abertura da romã é associada a defloração. Ela é um símbolo do amor, da vida e da morte. Na Roma Antiga, jovens recém-casados usavam coroas de ramos de romãzeira. Na mitologia, Perséfone, após seu rapto, recusa qualquer alimento enquanto no reino dos mortos, mas ao saber de sua libertação, acaba comendo três sementes de romã que asseguram o seu retorno ao inferno e ao amante, por três meses a cada ano. Essa descida ao mundo subterrâneo possui uma conexão com o aspecto transformador do feminino. A opção de Perséfone, simboliza o reconhecimento de que não é mais a mesma donzela guardada até então, ciosamente, por sua mãe. (ver Perséfone em Mitlogia, deusas, Kore e Perséfone, e em dicionário de símbolos, mundo e rapto) ROSA- É considerada símbolo da mulher amada e do amor puro. ROSÁRIO- É considerada como sendo um símbolo do eterno retorno. ROUPAS- Em sonhos podem estar simbolizando aspectos da persona do ego vígil. Em vários cultos, a mudança de personalidade é expressada através da mudança de vestes. Quando se está próximo da morte, é comum que se sonhe com roupas; estas estariam simbolizando a coagulatio final. (ver alquimia, coagulatio e carne) Existe uma espécie de simpatia mágica entre o homem e suas vestes; tanto que um feiticeiro de posse de uma peca de roupa da vítima, pode exercer um certo poder sobre ela. RUIVO- Simboliza a paixão e o desejo. RUTURA- Simboliza em seu movimento ascendente, evolução. SAL- É considerado um símbolo do conhecimento. Na alquimia, ele é um princípio de Eros, pois é através da experiência dos sentimentos que advém a sabedoria; e a forma “SAL DA SABEDORIA” deriva do fato de fornecer ao indivíduo um profundo poder espiritual. Para alguns alquimistas, era o único elemento capaz de combater o demônio. O seu princípio é feminino, representa a ANIMA MUNDI. Elemento de sacrifício, purificação, transformação e mistérios, o sal é uma parte do mar e contém em si o amargor do mar. Existe uma associação entre lágrimas, tristeza, desapontamento, perda e sal. Em Latim significa “espírito ou gracejo”. SALAMANDRA – É um símbolo da transformação psíquica. SALGUEIRO – É uma árvore que é considerada um símbolo da morte. SALIVA – É considerada um símbolo da libido, de criatividade. SALMÃO – É um símbolo de sabedoria e de conhecimento do futuro, além da vitalidade saudável. SANGUE – É símbolo da parte emocional da alma humana, simboliza também o pacto entre o indivíduo e os poderes divinos ou demoníacos. Nos ritos dos essênios, o sangue menstrual era equiparado ao sangue de Cristo, enquanto que o sêmem era o seu corpo. O sangue de Cristo representa o poder primitivo da vida com profundo potencial no plano psíquico, para o bem e para o mal, que contém em si, a reconciliação dos opostos. Elemento extremamente precioso e potente, corresponde a própria vida da alma, assim como a poção da imortalidade. O sangue possui um vínculo bastante estreito com o afeto; e pois um símbolo da essência da vida com conotação de vida afetiva e que pode ser traduzida por paixão, desejo e violência. O derramamento de sangue simboliza a intensidade da vida psíquica disponível para ser vivenciada e que não se pode lhe negar a realização pois pressuporia a compensação noutro setor. Nessas imagens, quando surgidas em sonhos, há sempre uma mensagem de que não é admissívil a repressão, pois esta seria a morte interna que traria reflexos externos. A substância do sangue tanto pode simbolizar o tormento como a salvação e isso vai depender exclusivamente do ego que vai vivenciar a experiência. Na alquimia, o sangue simboliza duas diferentes operações, quais sejam : a solutio e a calcinatio. Enquanto substância fluida, está ligado a experiência da solutio; e sua associação ao fogo, vincula-o a operação da calcinatio. Equiparado ao fogo, podemos associar o batismo de sangue com a mesma simbologia do batismo de fogo. SANTUÁRIO- Quando essa imagem aparece em sonhos, pode estar se referindo a algum segredo de propriedade do ego vígil. SAPATO- É um dos símbolos vinculados ao complexo de poder, daí a expressão: “vou pisá-lo com meus sapatos”; simboliza portanto, um ponto de vista da afirmação do ego. Pode simbolizar ainda, o órgão sexual feminino por revestir o pé, que é um conhecido símbolo fálico. O calçado que usamos é a parte de nosso vestiário mais próximo ao chão, o que pode nos levar a fazer uma associação entre sapato e a nossa relação com a realidade. SAPO- É considerado em todas as mitologias como um elemento masculino. Na alquimia, traz o simbolismo da prima-matéria que sofre transformação uma vez que exprime a cobiça desenfreada que costuma afogar a pessoa em seu próprio excesso. O sapo quando morre, fica negro e entra em estado de putrefacão, enchendo-se de seu próprio veneno. O alquimista submetia entÔo essa carcaça ao fogo do processo alquímico até transformá-lo num elixir capaz de matar ou salvar o indivíduo. SARÇA- O aparecimento dessa imagem pode estar simbolizando a presença divina. SATANÁS- É um símbolo daquele que é considerado como sendo um adversário, posto que é banido de nossa aceitação consciente. Enquanto opositor de Deus, é considerado como sendo a própria encarnação do mal. É uma imagem de sombra. SHEKINÁ- É um símbolo cabalístico, que representa o elemento feminino em Deus. SEGRÊDO- É considerado como sendo um símbolo do poder, uma vez que estar de posse de um segredo, significa obter poder sobre as pessoas que se encontram envolvidas com ele. SEIO- É símbolo da maternidade, da proteção e da suavidade. SELO- Simboliza a posse sobre algo ou sobra alguém. SELF- É uma representação do divino em nós, um símbolo da totalidade da psique, quando os opostos já estão unidos; uma meta individual que contém a possibilidade do casamento interior, da psique consciente com a inconsciente, do masculino com o feminino em nós, sendo que os demais arquétipos subordinam-se a ele. O SELF simboliza a imagem psicológica de Deus na psique, a totalidade perdida no Éden. SÊMEN- Nos rituais dos essênios, o Sêmem era considerado como símbolo do corpo de Cristo, num simbolismo ritual, tanto que entre os dessa cultura, o sêmen do eleito era usado em rituais de iniciação ou de batismo além de ser considerado com poderes nos processos de cura, através da unção. É um símbolo da fôrça da vida. SEPARATIO- Através da operação alquímica da separatio, a ordem surge à partir do caos, tal qual nos mitos da criação. O seu objetivo é alcançar através da separação, o indivisível, isto é, o indivíduo. Ela traz a consciência dos contrários. SEREIA- São entidades mitológicas, filhas do deus marinho Fórcis ou de Aqueloos e que eram divindades que se pareciam com ninfas que atraíam com seus cantos os navegadores, levando-os ao naufrágio para que fossem devorados por elas. Habitavam os rochedos escarpados e eram metade mulheres e metade peixes. Na mitologia germânica, eram chamadas de loreley. É um símbolo que encontra-se associado às tendências autodestrutivas e opressivas, o resultado de uma vida guiada pelos instintos; são as armadilhas criadas pelos desejos e as paixões que obstam qualquer desenvolvimento humano, pois não são fundamentadas no amor, mas no desejo de obter poder. SERPENTES – Costumam simbolizar o sistema nervoso autônomo, a energia instintiva e sÔo símbolos transcendentes de profundidade que costuma também estar associado à sabedoria, à cura e ao auto- conhecimento . O mito da tentação da serpente no jardim do Éden, refere-se a necessidade de autorealização do homem, o princípio da individuação., e é comum que seja apresentada por alguns como a representação simbólica do princípio sedutor da mulher. A serpente pertence ao reino da mãe e ela pode ser uma representação simbólica em sonhos, do medo do incesto como regressão e a imagem em que o ego onírico é envolvido por uma delas é um símbolo de penetração no ventre materno, e que corresponde a mesma simbologia da imagem de devorar uma serpente. Na Antiguidade, era considerada como sendo o símbolo da terra, que sempre foi concebida como feminina. Quando o ego onírico é mordido por uma delas, seu simbolismo é o mesmo de sucumbir a sua tentação, o que nos diz que o ego vígil vai viver uma transição de considerável importância. A picada se refere a exigência do inconsciente do ego vígil que à princípio age de forma paralisante sobre a sua energia e sua iniciativa. Os sonhos frequentes com essa imagem, podem estar apontando para uma dissociação por parte do ego vígil entre a sua vida consciente e a instintiva. Elas podem ser vistas também como uma representação do falo mas só poderá ser interpretada como falo, se a encararmos como o simbolismo gerador e criativo da libido. Para os gnósticos, é um símbolo do tronco e da medula cerebral. SETA – É um símbolo que indica direção da onda de energia psíquica. Cupido ao lançar suas flechas, dá origem à uma torrente de energia psíquica que se direciona como um projétil à um outro que se transforma à partir daí, no receptáculo de nosso acometimento de paixão repentina. SETE – O número sete indica mobilização para levar adiante uma missão. Ele é mágico e sagrado em mitos, contos de fadas e crença popular. É um número que significa perfeição, além de um ciclo completo de tempo. Ele une simbolicamente o céu e a terra, o masculino e o feminino, as trevas e a luz. SETENTA- Esse número é um símbolo da totalidade. SEXO- As imagens sexuais em sonhos em geral simbolizam a conjunctio, principalmente quando são imagens incestuosas ou que o parceiro é um desconhecido do ego vígil. SILÊNCIO- Quando em sonhos o ego onírico vê-se rodeado por um ambiente em que é ressaltado o silêncio, o inconsciente pode estar simbolizando que o ego vígil encontra-se receptivo à uma revelação. SÍMBOLO- É uma imagem oriunda do inconsciente, que se torna a expressão de uma experiência interior. SIMORG- É um pássaro mítico que é um símbolo da busca do SELF. SINO – É o símbolo de uma anunciação de um momento decisivo. Os sinos costumam também ser utilizados para afastar espíritos malignos. SOL- O deus, o pai, o fogo e o sol, sÔo sinônimos mitológicos posto que são símbolo de criação; o sol é o pai visível do mundo, o criador, fecundador. Ele simboliza o sêmem enquanto imagem do progenitor, símbolo do princípio da paternidade, do aspecto positivo e fecundador da força vital. A forca vital psíquica, a libido, simboliza- se pelo sol ou personifica-se em figuras de heróis com atributos solares, assim como se expressa através de imagens do falo. O disco solar com seu calor fecundante é análogo ao calor fecundante do amor e a comparação da libido com o sol e fogo é um raciocínio análogo. Os gentios consideravam o sol como o deus dos cristãos e para os maniqueus, era a própria representação do deus, está sempre associado tanto à divindade como ao governante. Nas catacumbas era comum encontrar-se símbolos solares daí que a cruz gamada, que corresponde a roda solar, é encontrada sobre o hábito do Fossor Diógenes, no cemitério de Pedro e Marcelino. O nascer do sol no mar, o se por, e o seu inevitável retorno nascendo outra vez, simbolizam o próprio destino humano, o filho que se afasta da me para “vencer” na vida e voltar transformado em sua maturidade. No Japão, o micado ou dairi era considerado uma encarnação da deusa do sol, ele era o Imperador Espiritual da Pátria e se arrogava uma autoridade sobre todos os outros deuses locais. Na astrologia, constitui-se na mais alta expressão da individualidade, um instrumento para que se alcance o SELF. SOLIDÃO- Simboliza o desenvolvimento individual e particular da personalidade do ego vígil. SOLUTIO- A água é um símbolo do útero e a operação alquímica da Solutio, um retorno ao útero para fins de renascimento. Ela representa o retorno da prima-matéria indiferenciada ao seu estado original, um confronto entre o ego e o inconsciente; uma experiência de rompimento dos limites, uma rendição, quando nosso sentido de limites começa a dissolver-se. O amor e a luxúria muitas vezes são os agentes da Solutio. Há uma rendição e uma submissão com a consequente perda da identidade na do objeto amado, fundindo-nos com o outro. É comum durante a solutio, que se experimente sentimentos de passividade e fatalismo. Uma das imagens alquímicas mais usadas para simbolizar a operação da Solutio é a do afogamento. A prima-matéria é afogada e posteriormente regenerada para que possa renascer. A banheira é representativa do alambique ou útero, o recipiente onde se processa a solutio; nela se está à mercê da água, o elemento primordial, o inconsciente coletivo. Nessa operação está implícita a perda de controle, daí o medo que em sonhos o ego onírico por vezes demonstra pela água. SOMBRA- Arquétipo do inconsciente, símbolo dos aspectos obscuros, reprimidos e negligenciados da personalidade que não encontram acolhimento em nossa vida consciente. É uma parte da nossa personalidade que por não considerarmos adaptáveis ao papel social que desejamos representar no mundo, negligenciamos e não a considerando como uma parte nossa, vamos perdendo nossa espontaneidade. Esses aspetos reprimidos posto que não são encarados por nossa consciência, regridem à um estado primitivo e quando irrompem em nosso cotidiano, atuam de forma hostil e desintegrada. SONHO- Quando o ego vígil sonha que “está sonhando”, isso simboliza que mudanças mais complexas que as habituais estão se processando na estrutura do ego, assim como os sonhos recorrentes, que se repetem por inteiro, simbolizam a necessidade de penetração de seus conteúdos na consciência. SOPHIA- É a primordial esposa de Deus, que corresponde a sabedoria divina. Deus posteriormente, contraiu núpcias com Israel. Shekhinah, o lado feminino de Deus, é associado à Sophia. SOPRO- O ato de soprar na boca aberta de uma outra pessoa, tem o simbolismo de consumação do ato sexual. SUBLIMATIO- A operação alquímica da sublimatio transmuta a experiência em imaginação, o que se constitui num pré-requisito de qualquer obra criativa. Após essa experiência é necessário que se vivencie a operação da coagulatio para que se possa dar forma ao conteúdo que foi vivenciado através da sublimatio. As representações da sublimatio muitas vezes envolvem a imagem de pássaros ou de figuras aladas que se constituem num símbolo da psique assim retratada. TABU- Simboliza tudo aquilo que de uma certa forma se torna intocável. TÁBUA- Seu simbolismo é idêntico ao do cálice. TANQUE- Os sonhos em que o ego onírico vê-se numa viatura cujo tanque de gasolina encontra-se vazando, pode estar simbolizando alguma ferida interna ou externa do ego vígil que sangra ou entÔo, que o ego vígil está numa situação em que suas energias estão sendo gastas inutilmente, por força de algum complexo constelado em seu inconsciente. TAO- Simboliza a totalidade e a ordem do universo. TAPETE- É um símbolo de um modo de vida particular de um indivíduo, ele está revestindo o chão daquele que é seu proprietário, é onde ele pisa, o seu território. Para as tribos nômades que não possuiam um território fixo ele era visto como um símbolo de sua pátria, o vínculo com a mãe, e era considerado como um temenos que oferecia proteção contra qualquer influência maligna que lhes adviesse de solo estranho. TARÉ – Pai de AbraÔo, que era marceneiro. TARTARUGA- É considerada um símbolo da totalidade, do SELF. TATUAGEM- É um símbolo de criação de um vínculo mágico entre o seu possuidor e a imagem que foi gravada em seu corpo. TEAR- É um símbolo da estrutura e do movimento do universo. TELHADO- É a parte mais alta de da estrutura de uma casa, simboliza portanto na estrutura do corpo humano, a cabeça e a imagem em sonhos de um telhado em chamas pode simbolizar que o conflito localiza-se na cabeça do ego vígil. TEMPERATURA- É um símbolo da intensidade emocional que resulta da constelação de determinados complexos. O frescor está relacionado com o apaziguamento e pode simbolizar o arrefecimento de um entusiasmo, além de poder estar associado a razão. TESOURO- A imagem do tesouro simboliza o renascimento, a busca do indivíduo por sua totalidade , seu SELF, seu tesouro interior. O tesouro que o herói busca é ele mesmo renascido, depois de sua viagem ao mar do inconsciente, da luta contra o dragão ou a baleia, sua mãe, de onde sai liberto de seus conflitos interiores, encontrado o seu eu interior e pronto para viver sua totalidade. TIGRE- É um símbolo das emoções negativas destrutivas. TONSURA- Na Antiguidade era comum o ritual de oferecimento dos cabelos às deusas da lua, num gesto simbólico de oferecimento de sua feminilidade e fertilidade. Esse hábito era uma evolução da prática de ofertar a virgindade à deusa. Em vários ritos iniciáticos existia a prática da tonsura como ato ritual, num gesto que tinha a intenção de simbolizar o despojamento do aspirante e , o gesto de entrega dos cabelos como abandono da vaidade mundana pode ser observado até bem pouco tempo entre as freiras católicas. TORRE- É considerada como um símbolo da cultura humana, além de ser também considerada como um símbolo fálico ; posto que é uma representação do falo da terra, assim como a árvore, a pedra e a muralha. Enquanto recinto-mandala, a torre é um símbolo feminino, em contrapartida ao seu significado fálico. TOURO- Em sonhos, o ato de matar um touro simboliza a ascendência da consciência humana sobre as forcas emocionais animalescas, sendo que as touradas são um símbolo da superação ao impulso sexual, através do auto-controle e disciplina. Nos “mistérios mítricos”, a imolação do touro ocupava um papel de destaque, Nesses cultos, ele era chamado de “guardião do eixo da terra”, e sÔo eles que invertem o “eixo do círculo do céu”.Mitra, que era chamado de Jovem, possuia um séquito de deuses jovens com cabeca de touro, que eram um desdobramento dele mesmo, a divindade maior. O abate do touro significa um domínio sobre os instintos animais, mas também uma violação da lei.O animal representa o instinto e a proibição, e o homem sente-se mais homem, quando é capaz de sacrificar sua natureza animal. Os sonhos em que aparecem o ego onírico carregando um touro, tal qual Mitra o fez, tem o mesmo significado que a via-crucis de Cristo, é um símbolo de renascimento. Mitra carrega o touro vencido, numa representação do pai, do monstro, gigante e animal perigoso . O touro é um símbolo da fecundidade, e Júpiter coabitou com Deméter, a deusa da fecundidade, sob a forma de um touro. TRAVESSIA- Em sonhos, a travessia de um limite , de uma fronteira ou de um curso d`água, simboliza as mudanças de uma identidade de ego. Quando as imagens se apresentam como travessia da obscuridade, podem estar simbolizando uma prova iniciática. TREM- De um modo geral, simboliza as atividades compulsivas ou habituais. TRÊS- É um número sagrado que costuma estar simbolizando o princípio divino. TRIÂNGULO- A trindade simboliza um processo de desenvolvimento que se desenrola no tempo. É um processo dinâmico que implica em crescimento, desenvolvimento e movimento no tempo. O triângulo apresenta-se como dois opostos que unem-se no alto por um terceiro elemento. Parece-nos que a trindade pode ser indicada como símbolo da individuacão enquanto processo. Dois triângulos interpenetrados simbolizam a união da alma com Deus, a união de Shiva e Shakti. TRIGO- É um símbolo da morte e ressurreição pela sua ligação com Deméter. No culto da deusa, na Grécia, a espiga de trigo é conhecida como “sua filha”. TRINDADE – É considerada um símbolo da criação da consciência. O pai e o filho sÔo os opostos que se chocam, gerando um terceiro elemento que os concilia, o Espírito Santo. TROCA- Em sonhos, quando duas coisas são trocadas ou algo é trocado de um recipiente para outro, encontra-se simbolizado que houve uma troca na localização das forças. TRONO- O simbolismo do trono é de entronização ou de tornar-se uno com deus. UM- Simboliza o princípio, o começo. UMBIGO- O Paraíso era considerado como sendo o Umbigo da Terra porque trazia em si a idéia de Centro. Em alguns países é considerado sagrado, sendo que os japoneses possuem o hábito de preservar o cordão umbilical com muito cuidado e enterrá-lo junto ao morto. UNHA – De acordo com a teoria da magia contagiosa, quem estiver de posse de unhas humanas pode exercer influência sobre a pessoa em questão, uma vez que ela pode ser usada em sortilégios maléficos. A imagem de quebrar as unhas simboliza a penetração na mãe. UROBOROS- Símbolo da origem da vida, é a serpente que come a própria cauda. Simboliza ainda o útero e o paraíso, onde ainda não foi feito nenhum tipo de diferenciacão ou separatividade. URSO- Divindade cultual mais antiga do mundo que é considerada como sendo um símbolo do inconsciente, ligado à terra-mãe, e é uma representação simbólica de nossos instintos. Em Hokkaido no Japão, os caucasóides conhecidos como Aino, cultuavam o urso. VACA- Como símbolo materno encontra-se nas mais diversas formas e variações da Hátor-Ísis. É um símbolo de fertilidade e renovação. VALE- Simboliza um local que pressupõe transformações. VAMPIRO- Simboliza a ânsia dos conteúdos do inconsciente em penetrar na consciência tal qual a avidez do vampiro pelo sangue. Aos impulsos inconscientes, se lhe forem negado o acesso a consciência, eles drenam a energia do inconsciente, transformando o indivíduo num ser fatigado e apático. A vampirização é um símbolo do cansaço e da queda de energias como uma resultante da proximidade de pessoas que se encontram possuídas por complexos autônomos do inconsciente e que funcionam como sugadoras de energia. VARA- A vara de aveleira simboliza a sinceridade e a objetividade impessoal, enquanto que a vara mágica de formato fálico é um símbolo das forças criadoras do inconsciente. VASO- Pode estar simbolizando o ego individual capaz de transportar a consciência transpessoal. A imagem do vaso partido indica que o ego, o recipiente pode não suportar caso se deposite um excesso de conteúdos que até entÔo se encontravam inconscientes. VAU- É um símbolo de um momento na vida em que se tem que fazer uma travessia, um rito de passagem. VEGETAÇÃO- Simboliza o desenvolvimento e ciclo da vida. VELA- É o símbolo da luz resultante de uma atitude compreensiva, a clareza da mente que se abre para penetrar no inconsciente e o fertilizar. VELHA- Essa imagem em sonhos costuma ser um símbolo da sabedoria do eterno feminino. VELHICE- É símbolo de sabedoria como uma resultante da experiência adquirida ao longo da existência. VELHO- A imagem de um homem velho representa aquilo que foi denominado por Jung de arquétipo do “velho sábio” e que nada mais é do que uma personificação do eixo ego-si -mesmo. Quando em sonhos o animus aparece na imagem de um velho que mais tarde transforma-se em jovem, simboliza que o inconsciente da sonhadora está mandando a mensagem de que a sua imagem de animus ligada à figura do pai é transitória, pois atrás dela esconde-se um tipo de animus mais jovem. VENTO- É um dos símbolos do poder espiritual, donde deriva-se a palavra inspiração. Costuma-se descrever a aparição de fantasmas acompanhada de sopros ou correntes de vento. O vento tal qual o sol, é um símbolo de criação e fecundidade e podemos encontrar alguns mitos que retratam nascimentos pela ação do vento; dentre eles, o dos abutres egípcios e das éguas da Lusitânia. Nas sagas alemãs, o vento era um caçador de donzelas bastante ávido e no mito de Wotan diz-se que durante as tempestades ele perseguia a noiva do vento. Os centauros da mitologia grega, sÔo considerados como sendo os deuses do vento. VENTRE- É um símbolo feminino, que está relacionado à imagem da mãe, e é análogo à caverna, um local de transformações e de renascimento. VERMES- São um símbolo da putrefação (ver alquimia, putrefactio) A imagem de um verme venenoso, aparece como símbolo da libido destruidora. VÉU- é um símbolo que representa o apoio e o acolhimento do arquétipo da mãe. VIAGEM- Em sonhos, a imagem de viagem a terras desconhecidas é um símbolo do processo de individuação.. VIDRO- Em certos escritos alquímicos é comparado a uma substância miraculosa e é um símbolo da matéria espiritual. É um material que sem nos isolar intelectualmente das coisas, isola-nos do contato animal. VINHO- É considerado um símbolo do sangue de Cristo no simbolismo cristão da Missa. Na alquimia, é sinônimo da aqua permanens. Nos ritos de Dioniso compartilha com o sangue de Cristo da qualidade de reconciliação e comunhão. VIRGEM- Simboliza a mulher que é única em si mesma como decorrência de uma atitude psicológica. Significa a fé que a mulher deposita de que o ideal em que está empenhada não é passível de julgamento quer por qualquer lei humana, quer por seu próprio animus. É o símbolo da mulher capaz de sacrificar o relacionamento pessoal com um homem para obter uma relação mais profunda com sua alma. É uma entidade feminina independente, pertencente unicamente a si mesma, mas sem contudo, perder a sua feminilidade ou deixar-se contaminar por atitudes masculinas. É a própria inteireza e individuação da mulher. VISCO- É um parasita que simboliza o puer aeternus, antigamente era usado como um medicamento contra a infertilidade.(ver Balder) Para os druidas, quando o visco crescia numa árvore, era considerado um sinal de santidade da árvore. VÔMITO- (ver coagulatio) VOZ – O fenômeno da “VOZ” nítida e que dá conselhos ou direção definidas em sonhos, é geralmente , um símbolo do SELF, o âmago da personal.

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