RSS
 

Tentando definir musicoterapia!

por: Roberto Lazaro Silveira

Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, a musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, para atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.

A Musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor organização intra e/ou interpessoal e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento.

Segundo a Wikipédia-enciclopédia online, Musicoterapia é uma ciência paramédica que utiliza a música e seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, além de movimentos, expressão corporal, dança e qualquer outra forma de comunicação não verbal, com objetivos terapêuticos. Se desenvolve em um processo coordenado por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo. O objetivo primário da musicoterapia é possibilitar aos pacientes a realização de necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

Segundo o dicionário aurélio musicoterapia é o tratamento de certas doenças mentais pela música; meloterapia.

Fontes:
Federação Mundial de Musicoterapia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Musicoterapia

Dicionário Aurélio Sec XXI

 

Faça seu comentário